Ajuste Excepcional de matrícula 2024/2

[prazo final para inclusão e cancelamento de disciplinas em 2024.2]

(com a Coordenadoria do Curso em que o aluno está matriculado)

Seguir códigos de disciplina, equivalências e pré-requisitos contidos no Currículo – Engenharia Eletrônica:

De acordo com o Calendário Acadêmico, as datas para encaminhamento, pelos estudantes, das solicitações de ajustes excepcionais de matrícula (inclusões e/ou cancelamentos de matrícula em disciplinas) para as Coordenadorias são: de 26 a 29 de agosto.

Para tanto, o aluno precisa informar: código da disciplina e código da turma que deseja matricular/cancelar (sempre observando os pré-requisitos). Importante ressaltar que as Coordenadorias não têm autonomia para aumentar o número de vagas das turmas, tampouco para matricular alunos em turmas sem vaga.

Como funciona o ajuste excepcional de matrícula: 

Pedido → turma com vaga → Ok, a Coordenadoria realiza a matrícula.
→ turma sem vaga → O pedido vai para uma lista de espera. Ao final do período de ajustes, a Coordenadoria encaminha o nº de pedidos sem vaga aos Departamentos (incluindo o EEL) que oferecem as disciplinas, para eventuais providências.
OBS: Coordenadoria do Curso de Graduação em Eng. Eletrônica (CGELTRO) e Departamento de Eng. Elétrica e Eletrônica (DEEL) são setores distintos. A Coordenadora do Curso é uma professora e o Chefe do Departamento é outro professor.
  • Os pedidos devem ser feitos à Coordenadoria do curso do aluno (não aos professores das turmas);
  • Quem consulta o código das disciplinas e das turmas e analisa se as mesmas se encaixam em sua grade de horários é o aluno;
  • Códigos das disciplinas, Horários das turmas e demais informações estão disponíveis em:

 

Cadastro de Turmas

Currículo – Engenharia Eletrônica

DISCIPLINAS OPTATIVAS 2024-2

Planos de Ensino

 

1) COMO REALIZAR O PEDIDO DE AJUSTE:

Através do e-mail ajuste.eletronica@gmail.com

a partir das 08h00min do dia 26/08 (segunda-feira) até 23h59min do dia 29/08 (quinta-feira)

IMPORTANTE: DURANTE O PERÍODO DE AJUSTES, A COORDENADORIA ESTARÁ FECHADA

PARA QUE OS PEDIDOS SEJAM INSERIDOS NO SISTEMA DE MATRÍCULAS.

 

→ Os pedidos devem conter apenas os seguintes dados (pedidos enviados para o e-mail da Coordenadoria, ou antes das 08h00min do dia 26/08 serão ignorados e deletados):

  • Nº de matrícula;
  • Nome do aluno;
  • Código da Disciplina / Código da Turma : Ação (cancelar/matricular).

(código da disciplina sem o código de turma = qualquer turma)

 

  ↓ Exemplo de pedido por e-mail ↓

  • Nº de matrícula: 71100253
  • Nome do aluno: Carlos Alberto Livramento
  • EEL0101 / 01235: cancelar
  • EEL0102 / 02235: matricular
  • EEL0103 / 02235 ou 02202 ou 03213: matricular
  • EEL0104: matricular

→ TROCAS (se conseguir vaga em X, cancelar Y)

Exemplo:

  • EEL0105 / 03235: matricular (se conseguir vaga, cancelar EEL0106 / 04235)

 

2) SITUAÇÕES EXTRAORDINÁRIAS:

  • Pedidos de quebra de pré-requisito: serão analisados pela Coordenadora do Curso – preencher formulário (“imprimir” como pdf), assinar digitalmente (e.ufsc.br) e enviar p/ ajuste.eletronica@gmail.com com o pedido de ajuste. (solicitações sem justificativa não serão analisadas e justificativas genéricas, como “adiantar o currículo”, tendem a ser indeferidas);

 

  • Solicitações para cursar carga horária fora do limite mínimo/máximo: serão analisadas pela Coordenadora do Curso – preencher formulário (“imprimir” como pdf), assinar digitalmente (e.ufsc.br) e enviar p/ ajuste.eletronica@gmail.com com o pedido de ajuste. (sobre cursar apenas disciplinas de outros cursos: ver FAQ).

 

ANTES DE ENVIAR SEU E-MAIL COM O PEDIDO DE AJUSTE, REVISE-O E CONFIRA SE NÃO OCORRERÁ CHOQUE DE HORÁRIOS ENTRE AS DISCIPLINAS SOLICITADAS.

* caso isto ocorra, você será comunicado e seu novo pedido irá para o final da fila.

 

  • O ajuste excepcional é o prazo final para a solicitação de cancelamentos de disciplinas em 2024-2 (até 29/08);
  • Cada estudante tem o direito de efetuar o trancamento de até 4 semestres (contínuos ou intercalados) durante o curso, mediante solicitação até 45 dias após o primeiro dia letivo do semestre (até o dia 09/10/2024, para o semestre 2024-2).

 

  • até  02/Set → Resultado do Ajuste Excepcional: no CAGR do aluno