Estágio

Coordenadoria de Estágios – Engenharia Eletrônica (Prof. Daniela Suzuki): suzuki@eel.ufsc.br

 
Todos os estágios realizados pelos alunos do curso de Engenharia Eletrônica devem ser cadastrados no SIARE (Sistema de Informação para Acompanhamento e Registro de Estágios) e a documentação, TCE (Termo de Compromisso de Estágio), PAE (Plano de Atividades do Estagio) ou RAENO (Relatório de Atividades do Estágio Curricular Não-Obrigatório), deve ser entregue na Coordenadoria de Estágios do curso de Engenharia Eletrônica.

 
I – INFORMAÇÕES GERAIS:
1. Os estágios deverão ser registrados através do SIARE;
2. Estarão disponíveis no SIARE, no ato do registro do estágio, somente os concedentes/ofertantes de vagas de estágios, conveniadas com a UFSC;
3. O controle sobre a efetivação do seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário, a ser pago pelo concedente/ofertante, também estará registrado no SIARE;
4. O SIARE não é um sistema para busca de ofertas de estágios, mas serve para o registro de todos os estágios realizados pelos alunos de ensino médio e de graduação da UFSC;
5. Os alunos de ensino médio e de graduação da UFSC têm acesso ao SIARE no endereço: https://www.siare.ufsc.br/;
6. As dúvidas em relação ao uso do SIARE poderão ser esclarecidas na Coordenadoria de Estágios do Curso do estudante, ou no Departamento de Integração Acadêmica e Profissional – Seção Central de Carreiras, localizado no prédio térreo, anexo ao da Reitoria, ou ainda pelo E-mail: estagio@reitoria.ufsc.br – Telefone: (048) 3721-9301.

 
II – PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO NO SIARE:
1. O aluno acessa o SIARE e registra os dados do estágio (obrigatório ou não-obrigatório) pretendido. As informações devem ser conhecidas pelo estudante antes de solicitar o registro de estágio via SIARE. A lista de informações está listada no item III;
2. O Coordenadora de Estágio analisa e avalia a solicitação, em conformidade com o projeto pedagógico do Curso e, não havendo problemas, autoriza a geração dos documentos (relacionados no item abaixo) que institucionalizam o estágio;
3. O estudante gera e imprime, as vias, os documentos: Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e Plano de Atividades do Estagio (PAE), colhe todas as assinaturas e entrega os documentos ao Coordenador de Estágios do Curso;
4. O Coordenador de Estágios recebe os documentos impressos e assinados, registra-os no SIARE. Após, entrega cópias ao aluno, sendo uma destas, destinada ao concedente/ofertante e outra, para sua própria comprovação.
Os estágios só serão reconhecidos se o aluno atender o descrito acima.

 

III – INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA CADASTRO NO SIARE:

  • TIPO DO ESTÁGIO (obrigatório ou não obrigatório)
    Se o estágio for obrigatório é necessário preencher o campo indicado informando o código da disciplina que consta no currículo. Para fazer estágio obrigatório é necessário estar matriculado na disciplina (EEL7903 Estágio Curricular Longo;
    EEL7901 Estágio Curricular Curto I; EEL 7902 Estágio Curricular Curto II).
    *Pré-requisito do estágio obrigatório é de
    Se o estágio for não obrigatório é necessário preencher o campo indicado informando a relação de disciplinas do curso, com os respectivos códigos e que tenha relação com as atividades a serem desenvolvidas durante o estágio. Devem ser disciplinas que você já cursou ou está cursando
  • CONCEDENTE (entidade que oferece a vaga de estágio)

CNPJ da concedente

Nome do representante da concedente (esta pessoa é quem assinará o TCE em nome da concedente)

  • AGENTE DE INTEGRAÇÃO – AGI (São empresas que auxiliam os estudantes a encontrar estágios e auxiliam concedentes a procurar estagiários.)
    Nome do agente de integração (o SIARE-Estudante mostrará a relação de AGIs autorizados a trabalhar com a UFSC).
    Nome completo do representante do AGI (esta pessoa é quem assinará o TCE em nome do AGI)
  • SUPERVISOR NA CONCEDENTE
    Todo estagiário precisa ser supervisionado por um profissional de nível superior que trabalha na concedente.
    Nome e profissão da pessoa que será seu supervisor no local do estágio
    PROFISSÃO da pessoa que será seu supervisor no local do estágio. Exemplo: engenheiro, cientista da computação, etc.
  • LOCAL DA CONCEDENTE
    Você deve indicar em que local ou setor, dentro da concedente, seu estágio será realizado.
  • PERÍODO
    – Data de início do estágio
    – Data de término do estágio
  • JORNADA SEMANAL
    – Os estágios (obrigatório e não obrigatório) estão limitados a 30 horas por semana.
    (Lei nº 11.788 de 25/09/2008 Cartilha Esclarecedora sobre a Lei de estágios).
    – Preencher em horas por semana
  • PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO – PAE
    As atividades a serem realizadas durante o estágio serão usadas para que o coordenador de
    estágios do seu curso analise a adequação do estágio em relação aos objetivos do seu curso
    e para que o SIARE-Estudante gere o documento Programa de Atividades de Estágio
    (PAE).
  • TÍTULO do estágio – O título sintetiza as atividades desenvolvidas e aparecerá no
    Certificado de Estágio emitido pela UFSC. DEVE SER ALGO QUE TENHA RELAÇÃO COM AS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO.
  • BOLSA

– Os estágios não obrigatórios devem ser remunerados, com bolsa, já os estágios obrigatórios podem ser remunerados ou não remunerados (na UFSC é vedada a concessão de bolsa de estágio obrigatório, conforme Resolução normativa N. 14/CUn/2011, de 25 e outubro e 2011, Art. 20, par. 2º)
– Selecionar o campo por quem vai ser pago a bolsa: Estágio sem bolsa, Concedente, AGI, UFSC, FAPEU, FEESC ou outro.
– Valor da bolsa
Obs.: Para estágio na UFSC, fornecer os dados bancários (PRECISA TER CONTA NO BANCO DO BRASIL OU CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E NÃO PODE ESTAR EM NOME DE OUTRA PESSOA); Para estágio na FAPEU ou na FEESC, fornecer o nº do projeto;

  •  AUXÍLIO TRANSPORTE
    A nova lei de estágios instituiu o pagamento de auxílio transporte, além do pagamento de bolsa. (Preenchimento obrigatório para estágios não obrigatórios).
  • SEGURO
    – Todo estagiário, por força da lei, deve possuir um seguro contra acidentes pessoais.
    – Responsável pelo pagamento do seguro: Se o seguro NÃO for pago pela UFSC, informar: Nome da seguradora; CNPJ da seguradora e número da apólice de seguro.
    O seguro será pago pela UFSC em caso de estágio obrigatório.
  • ORIENTADOR DA UFSC

– Todo estagiário deve ser acompanhado por um professor orientador da UFSC, além do supervisor no local do estágio. Tenha certeza que o professor que você escolheu tem disponibilidade para ser seu orientador. Entre em contato com ele ANTES de registrar seu estágio no SIARE.
– Nome do professor orientador da UFSC.

  • ENDEREÇO DO ESTUDANTE

– Confirmar se o endereço está correto.

 

IV – PARA RESCINDIR O CONTRATO
Primeiro preencher no próprio SIARE, no campo especifico para o Termo de rescisão.
Após o preenchimento aguardar a liberação, imprimir, coletar as assinaturas e entregar uma cópia na coordenadoria de estágios.

 

V – PARA FINALIZAR ESTÁGIO
Você tem direito a férias, recesso em determinado período. Observe no seu TCE, pois ao finalizar o estágio deverá preencher o RAENO FINAL, sendo que se o seu estágio for de 1 ano deverá ao completar 6 meses preencher o RAENO PARCIAL (não é necessário entregar cópia, ele só ficará disponível no SIARE).

OBS: Caso resolva rescindir o contrato (sair do estágio antes da data prevista no TCE) deverá solicitar no próprio site do SIARE a rescisão do estágio, onde deverá justificar a sua rescisão, a qual será liberada, e então você deverá imprimir, pegar as assinaturas e trazer 1 cópia na Coordenadoria de Estágios.

Após essa rescisão entregue, você deverá preencher o RAENO FINAL, onde preencherá um relatório sucinto, colocará o período (dia xx ao dia xx) que foi o recesso (período de férias). Após a liberação você deverá pegar as assinaturas e depois entregar uma cópia na Coordenadoria de Estágios.

Assim, estará apto a preencher um novo Termo de Compromisso de Estágio.

Caso resolva renovar o contrato com a mesma empresa, não poderá ultrapassar 2 anos na mesma instituição.

 

VI – TERMO ADITIVO
Caso mude a carga horária do estágio ou o período é OBRIGATÓRIO preencher um NOVO TCE. Mudança no valor da bolsa, o preenchimento do termo aditivo é suficiente.